EXU É DE DUAS CABEÇAS

14 de outubro de 2008


EXU é um orixá de múltiplos e contraditórios aspectos, o que torna difícil defini-los de maneira coerente. De caráter irascível, ele gosta de suscitar dissensões e disputas, de provocar calamidades públicas e privadas. É astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente, a tal ponto que os primeiros missionarios, assustados com essas caracteístivas, compararam-no ao Diabo, dele fazendo o simbolo de tudo o que é maldade, perversidade, abjeção, ódio, em oposição a bondade, pureza, elevação e ao amor de Deus.

Entretanto, Exu possui seu lado bom e, se ele é tratado com consideração, reage favoravelmente, mostrando-se serviçal e prestativo. Se, pelo contrário, as pessoas se esquecerem de oferecer sacrificios e oferendas, podem esperar todas as catastrofes. Exu revela-se, talvez, desta maneira, o mais humano dos orixás – nem completamente mau, nem completamente bom.

Exu é o guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas. É também ele que serve de intermediário entre os homens e os deuses. Por esta razão é que nada se faz sem ele e sem que as oferendas lhe sejam feitas, antes de qualquer orixá, para neutralizar suas tendências a provocar mal-entendidos entre os seres humanos e em suas relações com os deuses e até mesmo entre os deuses em si.

ORIXÁS – Pierre Fatumbi Verger

4 comentários para “EXU É DE DUAS CABEÇAS”

  1. Anonymous disse:

    Exu é de duas cabeças e sei lá mais oque, paga só pra ver.
    E rrererererere!
    Salve DEUS e nosso bom estomago cósmico a antropofagizar…

  2. Nany disse:

    Olá gostaria de saber sobre o exu duas cabeças pois o meu exu me passou esse nome.

    No aguardo,

    Nany

  3. maria vitoria disse:

    ou vcs e um bando de idota quem vai verque vai ver essa coisa chata eu vi por que eu fiquei curiosa idotas

  4. anonimo disse:

    Esse exu duas cabeças é do satanás, ele tentou matar o meu pai enquanto ele dormia.mandaram ele através de um trabalho de magia negra. nunca tivemos nenhum contato com umbanda nem nada do tipo. aqui todos nós somos cristãos e católicos.
    Voces deveriam tomar vergonha na cara, pois vcs estão adorando a demonios. jesus tenha de piedade de vcs.

Deixe um comentário